Quantcast

Duvida sobre Pis/pasep

12

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Duvida sobre Pis/pasep

Marcos Curso Wellington
Eu nunca trabalhei de carteira assinada e nao tenho esse tal de pis...procurei me informar na CAIXA hj de manha e falaram q so empresa pode cadastrar o trabalhador.
Alguem pode me ajudar?

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

diodio
Como cadastrar.  EMPRESA
1.Acesso ao Sistema
Para realizar o cadastro online do NIS/PIS, é obrigatório possuir um Certificado Digital no padrão Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira - ICP-Brasil, emitido por qualquer autoridade certificadora, com um NIS vinculado.

Em seguida, a pessoa responsável por fazer o cadastro no PIS on-line precisa ser autorizada pelo representante legal da empresa a realizar cadastro em seu nome.

Para esta autorização, é preciso que o representante legal preencha o documento FICUS/E, em nome da pessoa a ser autorizada, assine em nome da empresa empregadora e entregue a documentação em qualquer agência da CAIXA.

2. Documentação do trabalhador
Durante o processo do cadastro on-line, são solicitados documentos que confirmam os dados pessoais do trabalhador a ser cadastrado, como CPF, RG, Carteira de Trabalho, endereço, CEP, telefone e e-mail.

É importante lembrar que quanto mais dados forem informados, maiores as chances de localização posterior à inscrição e redução de duplicação do cadastro.

3. Finalização do cadastro
Após a digitação de todos os dados, finalize o cadastro, selecionando a opção CONFIRMAR. O sistema irá exibir todos os dados fornecidos, para que haja uma última conferência. Depois de revisar as informações, clique em CADASTRAR para que seja efetivado o cadastro do trabalhador. Será exibida uma mensagem, informando que o cadastro foi efetuado com sucesso.

Vale ressaltar que é de responsabilidade do empregador, imprimir o comprovante de cadastro, em que consta o número da inscrição, e entregar ao trabalhador

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Marcos Curso Wellington
Sim...mas eu nao trabalho e nunca trabalhei de carteira assinada

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Graciela Lessa
Marcos,
Eu também nunca trabalhei de carteira assinada, mas tirei minha carteira de trabalho faz uns 10 anos mais ou menos e lá consta o número do PIS/PASEP (vai ver naquela época era diferente, não sei).
Você tem carteira também? Dá uma olhada lá na primeira página se tem esse número.
Se ainda não tiver carteira, veja se caso você a fizer se já vai vir o número também (mas pelo que eu vi no site da CEF , só o empregador pode solicitar mesmo).
Senão, acho que vai ter que esperar para o próprio INSS requerer junto à CEF.

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Marcos Curso Wellington
Eu tenho a carteira de trabalho. Tirei em 31/07/2006. A minha eh da capa azul e tem: ministerio do trabalho e emprego.
Carteira de trabalho e prev social.
Tem uma pagina onde tem a foto e a assinatura que tem um numero e serie.
Tirei na prefeitura da minha cidade.
Tambem acho que so la no inss no dia da posse que vou resolver isso.
Fui hj de manha numa agencia da xaixa e a atendente me disse isso...que a empresa que inscreve.

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Graciela Lessa

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

redair
Em resposta à esta mensagem postada por Marcos Curso Wellington
Marcos, verifique com a Caixa, pois se voce nunca trabalhou registrado não tem número de PIS, e a propria Caixan te fornece uma declaração ao qual vc apresenta no INSS.

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Marcos Curso Wellington
Em resposta à esta mensagem postada por Graciela Lessa
Graciela, a minha nao eh dessa nao...teve um caa aki q disse q tenho q pegar uma declaracao na caixa. To muito enrolado com isso.

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Adriano Santos! - CE
Esta mensagem foi atualizada em .
Esse número que tem nas CTPS de algumas pessoas não é o número de PIS/PASEP de fato. Meu cadastro na prefeitura deu maior zebra porque quando fui tomar posse levei esse número que estava na CTPS e ele não era o meu real número de PIS/PASEP. Na verdade, eu nem era cadastrado no PIS/PASEP. Entrei em 2004 e só descobriram esse erro em 2009 quando eu fui saber sobre meu Abono Anual de Pis/Pasep. Então pra quem nunca trabalhou o número de Pis/Pasep que consta na CTPS pode não ser válido.

Liguem no 0800 da Caixa e informem seu CPF que eles dizem se vc tem algum número de NIS ou NIT/PIS/PASEP (esses 3 são a mesma coisa e é o que vale pra relações trabalhistas).

Se eles não derem uma luz, sigam os procedimentos a seguir.

Acesse Aqui- http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html

Este é o site para se inscrever (não recomendável) ou saber o seu número do PIS/PASEP (caso possua). Clique na opção INSCRIÇÃO. Preencha os dados, se possível todos, se não for possível é importante que preencha estes:

- Nome Completo;
- Data de Nascimento;
- Nome da Mãe;
- Nº. CPF;
- Nº. RG.

Preenchido estes dados clique em CONFIRMA. Caso já seja incrito no PIS/PASEP será lhe mostrado na tela a indicação de que você já é cadastrado e o seu respectivo número de inscrição. Então basta imprimi-lo e levar no dia da posse.
Caso você não tenha PIS/PASEP você irá para a próxima tela do cadastro. Nesse último caso não continue o cadastro, pois será o RH do INSS que fará sua inscrição.

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Marcos Curso Wellington
Acabei de tentar o ver e fui para outra tela e nao apareceu numero nenhum. Entao isso quer dizer que nao tenho pis certo Adriano?

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Adriano Santos! - CE
É isso mesmo!

Cara esse link que postei vc mesmo pode se cadastrar, mas eu não recomendo porque nunca tentei cadastrar ninguém. Aí vai que dá problema, né? Deixa que lá no INSS eles te cadastram. Isso é bem rápido. Sei que nós vamos fazer muito isso, mas não quero treinar agora não. rsrsrs

Dá uma olhadinha no post de cima que eu dei uma editada nele.

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Adriano Santos! - CE
Em resposta à esta mensagem postada por Graciela Lessa
Graciela,

Minha carteira é de 2001 e idêntica a essa da foto e foi justamente por ter levado uma cópia dessa página que consta esse suposto número de Pis/Pasep que eu passei 2 anos sem receber meu Abono Pis/Pasep. Porque esse era meu número de NIS e não de Pis/Pasep. Eu nunca havia trabalhado.

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Marcos Curso Wellington
Em resposta à esta mensagem postada por Adriano Santos! - CE
Rapaz agora lascou...vi o meu nao apareceu nada mas tb nunca trabalhei de carteira assinada. Mas tentei ver o da minha namorada q trabalha numa empresa ha 1 ano,descontado o inss todo mes e la nao mostrou o pis. Sera q ela tb n tem?
E agora? Tu consegue ver por ele(link)?

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Graciela Lessa
Em resposta à esta mensagem postada por Adriano Santos! - CE
oi, Adriano!
Quando comecei a juntar meus documentos para a posse, fiquei bem na dúvida se aquele número era realmente válido. Inclusive testei os números num algoritmo para ver se o dígito verificar era de um número de PIS/PASEP mesmo.

Mas hoje mais cedo, quando vi este tópico, me voltou a dúvida e fui pesquisar novamente na internet.

Fiz o teste no site da DATAPREV... e, para mim, apareceu um número de NIT (sou contribuinte facultativa)... que é diferente do número do PIS/PASEP que tem na minha CTPS. O meu número do PIS/PASEP não vale então? O que eu devo levar para tomar posse é a impressão daquela página que aparece no site do DATAPREV?
Fiz outro teste que encontrei na internet também... de ligar para o 0800 da CEF... digitei o número do PIS/PASEP (diferente do NIT) e minha data de nascimento e aceitou... disse que eu não tinha nada para receber.

Será que tenho que ir atrás disso também?

[...]

Consigo sim. Quando faço esse procedimento aparece o meu número de Pis/Pasep que é o que a prefeirura cadastrou em 2009. Quando ligo no Min. do Trabalho também consta esse mesmo número. Mas na Caixa eu tenho dois números: um de NIS (que é esse da CTPS) e o meu número real de Pis/Pasep.

Uma dica pra sua namorada e pra Graciela é ligarem no Ministério do Trabalho, informem o CPF que eles olham se vc tem e se está ativo o seu número de Pis/Pasep e no caso da sua namorada eles dizem se a empresa informou ela na RAIS ou não (caso a empresa já a tenha cadastrado). Caso a empresa da sua namorada ainda não a tenha cadastrado, ela terá que ir lá no RH e pedir que a cadastrem e enviarem a RAIS retroativa.

Graciela,

Liga lá no Min. do Trabalho (MTE: 158) e vê o que eles dizem. Vê se seu número de Pis/Pasep cadastrado está ativo. Depois volta aqui pra comentar.
Qualquer coisa no dia da Posse leva os dois números e eles convertem em um só. Nós também faremos muito isso. hehehe

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

diodio
Em resposta à esta mensagem postada por Marcos Curso Wellington
PIS e a empresa que cadastra quando do 1o. emprego
PASEP e orgao publico que cadastra
A principio tu nao precisas te preocupar em cadastrar pois e a empresa-orgao que cadastra.

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Graciela Lessa
Em resposta à esta mensagem postada por Adriano Santos! - CE
Adriano...

Liguei no 158... selecionei a opção "abono salarial", depois "inscrito no PIS" e falei com um atendente.
Expliquei a minha situação. Primeiro, o cara disse que não podia fazer nada e eu teria que ligar na CEF.
Falou mais alguma coisa que não entendi e pedi para repetir... ele resmungou e falou para eu passar o número que estava na minha CTPS. Ele disse que o número é ativo, mas que não tem data de início de vínculo. Perguntei o que eu devia fazer... ele falou que quando eu for contratada, EU (não meu empregador) devo procurar a CEF para informar essa data. Como o cara não foi nem um pouco simpático e falava baixo e com um sotaque que não estou acostumada em ouvir... desliguei e não perguntei mais nada.

Liguei no 0800 da CEF também... me disseram que o meu número existe, mas não está ativo (informação diferente da do MTE)... não sendo, portanto, válido. Mais ou menos isso que ele disse... não entendi direito. Como a do MTE... conversa de atendente de 0800 é sempre muito confusa hehehe
Mas o cara disse que enquanto eu não tiver um número válido, eu posso usar esse que eu tenho. Que quando eu começar a trabalhar, meu empregador vai preencher uma guia e encaminhar para a CEF (outra informação que não bate com a do MTE). Perguntei se o número continuaria o mesmo e esse procedimento seria somente para ativá-lo... e ele disse que não sabia me responder.
Ah! Disse que o NIT é outra coisa completamente diferente.

Resumindo... vou tentar tomar posse com o que tenho e explicar para eles a situação... qualquer coisa, depois, eu corro atrás do que precisar.
De qualquer forma, obrigada pelo alerta!!!!

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Adriano Santos! - CE
Graciela,
Leva os dois números que vc tem (o do NIT e o da CTPS), explica a situação e deixa que o RH do INSS vai saber o que fazer. Pode ficar Tranquila.

Marcos,
Vc pode ficar mais tranquilo ainda, já que vc não tem nenhum número mesmo. Deixa que o RH do INSS vai te dar um número novinho, novinho. Agora, fala pra tua namorada vê essa situação dela. Fala pra ela conferir se a empresa tá depositando o FGTS dela, informando a RAIS e essas coisas...

Que venha logo essa nomeação!!!

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Marcos Curso Wellington
Valeu mesmo adriano pelas dicas e a todos tb...Nao vejo a hora de logo trabalhar e por uma grana no bolso. Espero que nos encontremos nessas convencoes/reunioes do inss. Valeu
Nei

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Duvida sobre Pis/pasep

Nei
Caramba! Passei o dia praticamente sem acessar nada e aconteceu tanta coisa bacana. Esse mundo dos concursos é empolgante.

Então, eu sou servidor do MTE. Acho que posso ajudar nas dúvidas quanto ao PIS/PASEP/NIT/NIS. Mas façamos o seguinte: vamos condensá-las em forma de questionário.

Tenho que responder um simulado agora (final do prazo), de um grupo de estudo que participo. Amanhã prometo que respondo tudo que vcs tiverem perguntado por aqui.

Abração e boa noite!
12
Carregando...